Seguro Fiança Locatícia

Se você pretende alugar um imóvel ou se você é o proprietário de um que deseja colocar para locação, precisa conhecer o Seguro Fiança Locatícia. Ele garante ao proprietário o recebimento em dia dos aluguéis e encargos vencidos, e poupa o inquilino do constrangimento de buscar um fiador.

 

O que é o Seguro de Fiança Locatícia?

É uma das modalidades de garantia prevista na Lei do Inquilinato (8.245/91) que é contratada por meio de uma apólice de seguro, em que o inquilino (locatário) é garantido pela seguradora e o proprietário (locador) é o segurado e único beneficiário do seguro.

 

Como funciona?

Primeiro, o pretendente à locação se habilita na seguradora, por uma avaliação cadastral. Aprovado o cadastro, o contrato pode ser formalizado prevendo-se a garantia do seguro. Mediante a apresentação do contrato de locação e do pagamento do prêmio do seguro, a apólice será emitida, podendo ter vigência anual ou pelo prazo do contrato de locação.

No caso de inadimplência do inquilino, após a comunicação à seguradora, o locador terá garantido efetivamente o recebimento mensal dos aluguéis e encargos previstos na apólice, durante todo o curso da ação de despejo até a efetiva desocupação do imóvel.

 

O que garante?

Além de garantir o pagamento referente à inadimplência do locatário em relação aos aluguéis e encargos legais, o seguro prevê, de forma opcional, a possibilidade de contratação de cobertura para os danos ao imóvel provocados pelo inquilino (exceto os danos provenientes do uso e conservação do imóvel, na forma da lei, aos danos à pintura interna e externa e multa por rescisão contratual). Também estão cobertas as despesas judiciais.

 

Benefícios

Para o inquilino é a forma mais prática e ágil, livrando-o do constrangimento de buscar parente ou amigo para solicitar o já conhecido “fiador”.

Para o proprietário de imóveis é a única forma que efetivamente garante o recebimento dos aluguéis e encargos não pagos pelo locatário, independente de ação judicial, fora os demais danos ou prejuízos causados.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com